Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Como Abrir Uma Pequena Empresa?



"Somente aqueles que enfrentam as dificuldades conhecem o meio de dominá-las". (M.Taniguchi)


            Quase sempre quando alguém pensa em abrir uma empresa, vem a dúvida: Por onde começar? Antes de mais nada, estude. Leia bastante, faça pesquisas. Nesses casos, ser otimista ou pessimista demais só prejudicará seu futuro empreendimento.


Para abrir uma empresa, tenha primeiro algumas idéias de negócios. Alias, várias idéias. Mas não precisa ser uma idéia mirabolante. Partindo da idéia, leia tudo o que puder sobre ela, descubra como aquele tipo de empreendimento funciona através de outros já abertos. Se houver “química” entre você e a idéia, veja abaixo o que mais você precisa saber.


Não basta ter dinheiro


Se você era empregado e com o dinheiro da indenização resolve abrir uma empresa, cuidado. Não é só o recurso financeiro que garante o sucesso da empreitada. Ter aptidões empreendedoras conta muito. Ser persistente, comprometido, estar disposto a trabalhar muito são algumas das características dos empreendedores de sucesso. Os conhecimentos de gestão devem estar “afiados”. Se os empreendedores não são administradores, podem contratar um.


Cuidado com os erros


Os erros dos empreendedores iniciantes podem inviabilizar o sucesso do seu negócio. Contratar pessoas erradas, ter sócios não comprometidos ou desinformados, planejar mal a necessidade de recursos financeiros, projetar errado o lançamento de produtos, escolha de um ponto comercial em desacordo com a atividade também são causas de muitas falências.


Plano de Negócios


            Prepare um Plano de Negócios por mais simples que seja. É um excelente aprendizado e dará mais segurança ao novo empresário. O plano de negócios mostrará como será o seu empreendimento – suas projeções – antes de você efetivamente investir os recursos. Necessidade de Capital de Giro, Indicadores de Desempenho, projeções de receitas e despesas, Planejamento de Marketing, são itens essenciais para a avaliação de sua empresa antes de abrir as portas.  E se o negócio mostrar-se inviável no papel, refaça o planejamento antes de gastar suas economias.


            E o social?


            As empresas quando são abertas fazem um Contrato Social. São abertas para atender a uma necessidade da sociedade, ter uma missão, um propósito. Esta premissa deve ser verdadeira, inclusive para que a empresa declare esses propósitos através de sua Missão, Visão e Valores que devem ser vividos por todos os seus sócios, colaboradores e também serem conhecidos externamente. Iniciar uma empresa com o objetivo de servir é um excelente começo e certamente contará com colaboradores mais comprometidos.          


            Tributação e Encargos Sociais


            Sua empresa pode ser tributada pelo Simples Nacional? Quanto pagaremos de impostos pelo Lucro Presumido ou pelo Lucro Real? Quais as outras taxas de alvarás, autorizações, licenças e outras que teremos que arcar anualmente? Quanto custa ter um empregado hoje? Quais encargos sociais devo pagar? Estas perguntas devem ser respondidas antes, para evitar surpresas depois. E muitas vezes inviabilizam o sonho de ser empresário. Nada como fazer um planejamento tributário com simulações sobre as receitas antes.


            Legalização


            As empresas legalizadas produzem quatro vezes mais. É o que revela um estudo feito recentemente pelo Banco Mundial e divulgado na Revista Você S/A de maio/08. Saiba todas as necessidades de legalização, o passo-a-passo, alvarás especiais, licenças. O tempo para legalização das empresas tem sido reduzido bastante, mas ainda pode ser inviável abrir ma empresa em menos de trinta dias no Brasil. São várias as burocracias de documentos e registros em nível federal, estadual e municipal.
           
            O contabilista é seu consultor


            Em todo o processo, conte com a ajuda de um bom contabilista para auxiliá-lo. É o profissional indicado para que seu sucesso futuro esteja garantido. Ou planeje melhor a abertura da empresa. Mas não deixe tudo na mão do contador, leia e participe de todo o processo.


O sucesso é resultado de um conjunto de fatores e também de seu entusiasmo e perseverança para contornar as dificuldades. Vá em frente, estude. A sorte está sempre junto aos mais preparados e otimistas!



Zenaide Carvalho
Escritora, lançou recentemente o livro “Como Abrir Sua Empresa, da Idéia aos Lucros” pela Editora Minelli.


-> Thaliny Borges


Nenhum comentário:

Postar um comentário