O mundo corporativo à cada dia lança uma nova língua influenciada pelo inglês, com características peculiares de quem vive e respira “business”.
Para quem ainda não entrou nesta panelinha, mas que incansavelmente almeja fazer parte dela, elaboramos por intermédio de pesquisas, um dicionário com os termos mais utilizados nas grandes empresas, para que você numa grande reunião ou mesmo em uma entrevista de trabalho, não fique com aquela cara de "paisagem", de quem não está entendendo nada, mas finge saber tudo:
•B2B: "business to business", comércio eletrônico entre empresas;
•B2C: "business to customer", venda direta para o consumidor via internet;
•Benchmark: marca que garante excelência;
•Brainstorm: significa "tempestade cerebral", mas no meio executivo é "trocar idéias";
•Budget: orçamento;
•Case: estudo de caso;
•Clima organizacional: ambiente interno de uma empresa;
•Coaching: sessões de aconselhamento feitas por um consultor de carreira que acompanha o desenvolvimento do profissional;
•Core business: negócio principal da empresa;
•Counseling: aconselhamento de carreira;
•Deadline: data limite que precisa ser dada como terminada ou liquidada;
•Dumping: é uma prática comercial desleal, que consiste em uma ou mais empresas a venderem produtos por preços muito baixos, com a finalidade de prejudicar e eliminar a concorrência local;
•E-learning: Ensino à distância através de Internet;
•Endomarketing: comunicação interna, que une técnicas de marketing e de recursos humanos;
•Feedback: conversa entre o líder e o liderado, com finalidade de avaliação e foco nos acertos e erros;
•Follow-up: continuar uma discussão ou debate, retomando assuntos para atingir soluções;
•Forecast: previsão;
•Hands-on: participação ativa;
•Headhunter: caça-talentos;
•Insight: percepção, instante em que novas idéias surgem;
•Join Venture: associação de empresas para explorar determinado negócio;
•Market share: fatia de mercado;
•Merchandising: prática de marketing que promove uma marca ou a imagem de um produto ou serviço em um ponto de venda (PDV), ou em espaços editoriais na televisão, mídia impressa e outros;
•Networking: rede de relacionamentos, geralmente em sua área de atuação;
•Outplacement: serviço que aconselha, apóia e estimula um profissional demitido, para se recolocar no mercado de trabalho;
•Outsourcing: terceirização;
•Reengenharia: mudança nos processos internos de uma empresa;
•Stand-by: no aguardo;
•Target: alvo;
•Top of Mind: refere-se à marca ou produto mais lembrado;
•Trend: tendência;
•Workaholic: pessoa viciada em trabalho.http://www.revistatopline.com.br/interna.php?pagina=geral_ver&vLink=2&id=142
Boa noite a todos!
ResponderExcluirComo corolário da globalização surge o estrangeirismo, ao qual não escapamos, principalmente quando se trata de termos técnicos. Hoje é fundamental conhecer os termos empregados em sua área de atuação para não correr nenhum deslize na hora de argumentar ou explanar sobre algo, quem sabe um projeto. Abraço.