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quinta-feira, 12 de novembro de 2009

A Administração no Futebol Brasileiro

O futebol brasileiro passa por grandes transformações no campo administrativo e nos últimos anos está em fase de evolução. Conhecida como a nova indústria do entretenimento, o futebol é a principal fonte de identidade da nação brasileira. O esporte passou a ser uma das atividades mais lucrativas no setor de negócios após as últimas alterações ocasionadas pela Lei Pelé. Com certeza, está surgindo uma nova indústria do entretenimento, já que segundo dados da Federation International Football Association - Fifa, milhões de torcedores, atletas, empresas, prestadoras de serviços e mídia produzem diariamente uma parcela de $ 280 bilhões de dólares que estão envolvidos apenas no futebol.

Embora a mudança tenha sido, ao longo dos tempos, um fator sempre presente, ela ocorre cada vez de forma mais rápida. Os clubes de futebol necessitam assim se ajustarem rapidamente, de se adaptarem a uma gestão que utilizem de forma eficaz os seus recursos, para compreenderem o que sabem, o que necessitam saber e o que devem fazer com o conhecimento de que dispõem. Um clube de futebol é uma empresa e na sua gestão devem ser adotadas técnicas modernas da administração. Embora esse clube, ao longo dos anos, tenha crescido e profissionalizado seus jogadores, manteve uma estrutura amadora de administração, pois seus diretores não são remunerados. O futebol é um grande negócio para todos, já que envolve a paixão de milhares de pessoas e, por isso, a necessidade urgente da profissionalização de quem o comanda.

O entendimento do marketing esportivo passou a ter muito valor para entidades esportivas e até mesmo no meio corporativo. Esta área deverá evoluir nos próximos anos, em nosso país, menos em função da cultura dos empresários do esporte, conhecidos como “cartolas” e mais pela importância que o lazer desempenha na sociedade da informação. Tende-se, sem dúvida, a seguir, com as limitações óbvias da realidade econômica e social brasileira, os exemplos de outros países, onde o esporte é encarado com seriedade e movimenta bilhões de dólares anualmente. Por enquanto, a nossa situação continua preocupante: pouco incentivo à prática do esporte, apesar de uma população superior a 170 milhões, fraco desempenho nas competições internacionais (sobretudo, nas Olimpíadas), cartolas ricos e clubes e atletas pobres.

TRANSFORMAÇÃO DO FUTEBOL BRASILEIRO DECORRENTE DA LEI PELÉ

A Lei Pelé provocou profundas modificações na estrutura do futebol brasileiro. Surgiram novidades no que se refere à relação entre clubes e atletas profissionais de futebol. Os clubes de futebol, em sua maioria, não se prepararam para essa nova realidade e estão passando hoje pela maior catástrofe financeira de suas histórias.

Com a antiga lei, sob o regime do passe, o atleta profissional era ligado ao clube não apenas por um contrato de trabalho, mas também por um vínculo desportivo. O passe dos atletas era a principal fonte de receita dos clubes. Mesmo com fim do contrato de trabalho, o atleta continuava vinculado ao clube, sem trabalhar e sem receber. Por isso, os clubes investiam na formação do jogador, oferecendo aos jovens atletas todas as condições de se tornarem ótimos jogadores de futebol com o objetivo de transacioná-los futuramente por valores altamente rentáveis.

Na concepção atual, de acordo com a Lei Pelé, não existe mais a figura do passe. O atleta profissional liga-se ao clube apenas por um contrato de trabalho formal que contém, obrigatoriamente, cláusula penal, para as hipóteses de rescisão unilateral, cumprimento ou descumprimento contratual. Com o término do contrato o jogador está livre para atuar em outro clube. O clube que forma o atleta em suas categorias de base detém o direito assegurado pela legislação de firmar o primeiro contrato profissional com o jovem jogador, a partir dos seus 16 anos, independentemente de qualquer proposta profissional que o mesmo venha a receber. O tempo de duração desse contrato não poderá exceder o prazo de 5 (cinco) anos.

No momento que é firmado o contrato de trabalho entre o atleta e a entidade esportiva é estabelecido em comum acordo até o limite máximo de cem vezes o montante da remuneração anual pactuada o valor da cláusula penal. Quando a transferência é internacional não há qualquer limitação, desde que expressa no respectivo contrato de trabalho. Não se pode considerá-la uma forma semelhante à manutenção do passe, mas sim como um meio de se evitar o aliciamento de jogadores durante um campeonato. Além disso, uma forma justa de assegurar ao clube a prestação dos serviços profissionais do atleta nos moldes ajustados no contrato.

Os maiores beneficiados pela Lei Pelé foram os “grandes jogadores” de futebol, consagrados e renomados dentro do mercado do futebol. Esses têm a liberdade após o término de seus contratos de escolher entre as inúmeras ofertas que surgem de outros clubes de futebol. São atletas com “vitrine” que acabam ganhando todo o montante de uma transação quando não estão vinculados a nenhum clube. O maior problema é que esses atletas de futebol compõem uma parcela muito baixa no universo dos “boleiros”.

Os jogadores de baixa expressão no cenário do futebol brasileiro também podem definir o seu futuro após o término de seu contrato, entretanto, como são atletas de pouco destaque no mercado do futebol acabam não recebendo muitas propostas de trabalho e para piorar a situação eles ficam sem o apoio e a ajuda do clube em que atuava através de seu último contrato. O clube toma essa atitude porque o atleta não é mais seu patrimônio ou ativo e, conseqüentemente não há mais o interesse de buscar a sua valorização.

Desamparados no mercado e com pouca cobertura da mídia, esses jogadores que compõem a maioria “esmagadora” do mercado ficaram, em muitos casos, esquecidos e conseqüentemente desempregados e, por essa razão, estão sendo obrigados a recorrerem com maior força do que na lei antiga aos agentes e empresários de futebol. O empresário de futebol e o agente esportivo tem uma enorme facilidade de vender jogadores devido ao relacionamento e o conhecimento do mercado e juntando ainda essa necessidade dos jogadores que não são “estrelas” em se colocar no mercado, os empresários tornaram-se mais do que nunca peça fundamental no contexto do futebol brasileiro. Os jogadores de futebol profissional, ao invés de procurarem vinculo com os clubes, estão se aliando aos empresários. Outra vantagem que os e empresários e agentes esportivos tiveram com a lei é que com a necessidade que o clube tem de vender um jogador que esteja no terceiro ou quarto ano de um contrato de 5 anos, coloca-se no mercado mais “mercadorias” (mais jogad
ores). Se não vender, acaba o contrato e o jogador vai embora sem o clube receber nada. Portanto, aumenta a oferta, aumentando por conseqüência o volume de negócios que o agente esportivo e o empresário propicie ao clube.

Para os clubes de futebol a nova lei foi um desastre. Muitos clubes estão perdendo o interesse em trabalhar com centenas de garotos das categorias de base e com total razão. Hoje, corre-se o risco de que o garoto que foi formado desde os 10 anos de idade pelo clube vá embora para outra agremiação esportiva que esteja disposta a pagar um pouco mais. Tem-se como exemplo o caso do Grêmio, que perdeu jogadores como Roger, Polga, Tinga sem ganhar absolutamente nada e o Ronaldinho por uma quantia muito aquém do desejado. Essas saídas dos jovens atletas brasileiros do seu clube formador estão acontecendo cada vez mais cedo, principalmente para o mercado do exterior, já que o Brasil é um país de terceiro mundo que tem uma moeda desvalorizada se compararmos com o Dólar e o Euro. É por isso que o nosso país não consegue competir economicamente com os valores pagos a atletas em outras partes do mundo como Europa, Ásia, etc.

Fonte: http://www.inetec.org.br/principal/showExemplar.asp?var_cod_exemplar=46


Postado por:
Vanderson de Lima Silva

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