Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

terça-feira, 24 de novembro de 2009

JOB ROTATION

Job em inglês é trabalho, e rotation é rotação. Uma definição para melhor entendimento e mais básica de job rotation, é: “o rodízio de funções promovido pela empresa, para que o funcionário possa adquirir novos conhecimentos em setores diferentes e acumular experiências, sem sair da companhia em que trabalha.”
Diretores, gerentes, ou pessoas que ocupam cargos elevados na organização já passaram ou vão indicar pessoas para a prática do job rotation. E por que sua importância? Para que àquelas pessoas que ingressarão em cargos de comando possam ter o conhecimento generalizado de cada setor ou atividade. É a rotação em cada trabalho ou área para agregar valor e saberes que serão muito úteis na gestão do dia-a-dia da empresa.


Ainda que estudiosos considerem o especialista como essencial para as empresas, o generalista é sem dúvida, o mais indicado, principalmente em cargos de direção e gerência. Um exemplo típico de quando acontece o job rotation é o ingresso dos chamados trainees nas empresas. Eles, ao contrário dos gerentes que passam anos em determinados setores e só depois são re-alocados, em poucos meses conhecem todos os setores da organização e suas principais atividades, pois são contratados para assumirem diretamente cargos de responsabilidade. É o chamado “sangue novo” dentro da empresa.
Infelizmente, nem sempre as pessoas entendem desta forma. Já citei em outros textos a falta de entendimento de alguns empregados, ou até mesmo a falta de maturidade, em compreender que muitas vezes as mudanças ocorridas no ambiente interno têm como conseqüência as promoções ou simplesmente um teste que os gerentes fazem buscando pessoas que aceitem desafios e estejam dispostas a mudar.


Portanto, o conhecimento deve ser buscado sempre, independentemente de remuneração. Saber, conhecer, entender, compreender o que está ocorrendo na sua empresa, em todos os setores dela, é extremamente relevante no processo de sedimentação da capacidade de se adquirir maiores responsabilidades, consequentemente de assumir novos desafios, novas funções e cargos.
Por isso, cabe ao administrador o conhecimento do job rotation para aplicação na sua empresa, bem como cabe ao empregado, o entendimento que essa prática é útil àqueles que desejam crescer profissionalmente dentro daquela organização.


http://ralphneves.wordpress.com/2008/06/23/job-rotation/

Por Julianna Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário