Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

sexta-feira, 20 de novembro de 2009


ORTODOXIA PRESERVADA
E os governos, o que podem fazer com o debate sobre a “nova economia”? Não espere mudanças bruscas nas políticas econômicas consagradas. “O mainstream ainda está preservado porque a heterodoxia não está devidamente formulada”, diz Márcio Holland, professor de economia da FGV. Por ora, não há o que pôr no lugar dos modelos econométricos. “Alterar ou abandonar a metas de inflação teria como resultado um enorme estrago na credibilidade que os bancos centrais levaram décadas para estabelecer. É, portanto, altamente improvável”, afirmou a revista britânica The Economist.
Isso não quer dizer que nada mudará. Pelo menos um economista comportamental tem função importante no governo Obama. Cass Sunstein, coautor de Nudge, trabalha na Casa Branca, encarregado dos projetos de regulamentação do governo- incluindo a financeira. Está claro, portanto, que a cúpula do executivo americano será influenciada pela economia comportamental. Um exemplo simples de política pública dá uma ideia do que significa não assumir racionalidade e tentar criar iniciativas para ajudar as pessoas a tomarem decisões boas para elas, sem abrir mão de sua liberdade. A maioria dos americanos não economiza o suficiente. A reação-padrão desses indivíduos é dizer: “Eu não poupo o suficiente agora, mas vou começar a poupar mais no ano que vem”. Mas o “ano que vem” nunca chega. Richard Thaler, o parceiro de Sunstein, inventou um procedimento para incentivar as pessoas a poupar mais, chamado “Economize mais amanhã”.
Nos Estados Unidos – como também em muitas empresas brasileiras-, empregadores oferecem mecanismos de investimento para seus empregados. Tipicamente, quando o funcionário faz uma contribuição para o plano de previdência, a empresa a iguala, dobrando o valor investido. É um estímulo para aportes crescentes, mas a maioria das pessoas nunca toma a iniciativa de aumentá-los. Pelo sistema de Thaler, quando o empregado busca aconselhamento financeiro na companhia, ouve algo inesperado: “Você não precisa começar a poupar mais já. Não precisa fazer nada agora, exceto concordar com um plano segundo o qual só haverá um incremento no valor da contribuição mensal quando você tiver um aumento de salário. Mas quando seu salário aumentar, sua taxa de poupança será elevada automaticamente, a menos que você peça para não fazê-lo”.
Já há alguns milhões de cidadãos vivendo nos Estados Unidos com esse tipo de plano de previdência. E os efeitos são dramáticos. Um estudo recente mostrou um aumento na taxa de poupança de 3% para 11% dos salários das mesmas pessoas. Politicamente também é perfeito, porque a ideia de liberdade de decisão não é maculada. Ninguém é obrigado a entrar num plano como esse.

Fonte: Época Negócios- out/2009.

Postado por Caroline Beatriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário