Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

COMO INICIAR UM NOVO NEGÓCIO

COMO INICIAR UM NOVO NEGÓCIO

Ter um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros. Entretanto, o sucesso sempre virá acompanhado de sacrifício e muito trabalho. Você deve amar muito seu projeto, pois irá dedicar uma boa parte do seu tempo a ele.
Entretanto, converter este sonho em realidade, requer um cuidadoso planejamento cujo objetivo principal é evitar erros, alcançar seus objetivos e construir um negócio lucrativo.
Um bom planejamento irá ajudar muito quando os primeiros obstáculos surgirem. Este curso foi projetado para ajudá-lo nesta grande atividade.

Quais são as principais vantagens em possuir um negócio próprio?


Para a pessoa certa, as vantagens de ter seu próprio negócio ultrapassam, em grande proporção, os riscos existentes. Vejamos as principais vantagens:
• Você será seu próprio patrão.
• Muito trabalho irá gerar mais lucros para você.
• O lucro e o potencial de crescimento são bem maiores.
• Um novo negócio é emocionante devido aos riscos que apresenta.
• Desafios constantes e oportunidades de aprendizado.

Por que as pequenas empresas fracassam?
O sucesso nunca é automático, não tem garantia e não é baseado na sorte - embora um pouco de sorte ajude bastante. Depende, principalmente, da capacidade de organização e de previsão do empreendedor.
Abrir um novo negócio é sempre uma atividade de risco e as chances de sucesso são pequenas. Segundo algumas pesquisas mais de 50% das pequenas empresas fracassam no primeiro ano de vida e 95% fracassam nos primeiros cinco anos.
Quais são as principais razões das empresas fracassarem?
As razões abaixo não são para assustar e sim para alertar que esteja preparado para o caminho árduo que irá trilhar. Subestimar a dificuldade em iniciar um negócio é uma das grandes barreiras para o sucesso. Entretanto, você poderá alcançar o sucesso se for paciente, estiver preparado para muito trabalho e seguir as etapas necessárias. Vejamos as principais razões de fracasso:

• Falta de experiência.
• Falta de capital (dinheiro).
• Localização inadequada
• Gerenciamento de estoque ruim.
• Investimento demais em ativos fixos.
• Negociações de créditos mal feitos.
• Uso pessoal dos recursos financeiros da empresa.
• Crescimento não esperado.
• Concorrência
• Vendas baixas.

A IDÉIA INICIAL DO NEGÓCIO


1-Qual é o principal erro cometido por pessoas que iniciam novas empresas?
Todo novo empresário sonha em lançar um produto que seja uma novidade, ousada, fruto de sua inteligência e criatividade. Ele conhece e se baseia nas histórias de empresários que ficaram ricos com uma boa idéia. Esquece, entretanto, que a maior parte das empresas morrem em seu primeiro ano de vida e que o número de fracassos é extremamente maior que o número de sucessos. Não inicie uma empresa para mostrar sua criatividade. Economize seu dinheiro e evite frustrações.

2-Como encontrar a empresa certa para abrir?
Recomendação:
Copie o que as empresas bem sucedidas estão fazendo até que conheça o mercado suficientemente bem.
Em resumo:
• Não inove num primeiro momento.
• Nunca ofereça novos produtos.
• Faça propaganda exatamente como seu concorrente mais bem sucedido. Utilize os mesmos veículos de propaganda.
• Venda produtos de sucesso ou inicie negócio semelhantes a negócios bem sucedidos já existentes.
• Use os mesmos veículos de propaganda que as empresas bem sucedidas estão usando.
Se tentar vender um produto que poucos estejam vendendo, suas chances de sucesso são muito pequenas.
• Existem muitos casos de sucesso de produtos que foram novidades, porém, para cada caso de sucesso, existem centenas de fracassos. Aqueles sucessos, entretanto, na sua maioria, foram obtidos por grandes empresas após uma série muito grande de fracassos.

Porque a recomendação acima está certa?
Causa 1:
Porque idéias brilhantes geralmente não funcionam em negócios. Os psicólogos dizem que os melhores administradores não possuem mentes criativas e nem geram novas idéias. Eles escolhem entre idéias sugeridas por outros.
Causa 2:
Somente as grandes empresas possuem o dinheiro e o tempo para investir e testar novos produtos / empresas até que um produto / empresa finalmente gere o esperado lucro. Normalmente estes testes são efetuados por pessoas com ampla experiência e qualificação e é muito difícil ou improvável que alguém iniciante, sem experiência no ramo, encontre um excelente produto ou um novo mercado.
Causa 3:
O iniciante não possui informações suficientes sobre os produtos que já foram lançados, testados e fracassaram, sobre empresas que iniciaram e fecharam suas portas, etc. Normalmente, também, não conhecem o mercado.
Causa 4:
O líder tem o custo do teste inicial, isto é, uma série de fracassos até encontrar o produto ou empresa ideal. Os seguidores não.
Cuidado:
Ao copiar uma empresa bem sucedida tenha muito cuidado em obter todos os fatos importantes.

3-Qual é o conselho que daria para um amigo que deseja abrir uma loja de produtos de varejo?
Suponha que um amigo lhe diga que deseja abrir uma loja e gostaria de seu conselho ou opinião. Penso que sua sugestão seria: procure na sua cidade ou em outras cidades lojas que parecem serem bem sucedidas. Verifique principalmente aquelas que estão crescendo bem rápido. O base do raciocínio é o seguinte: se uma loja está dando certo provavelmente a de seu amigo também dará certo. Se seu amigo, entretanto, estiver com idéias para abrir um negócio estranho penso que diria que as chances de sucesso são muito pequenas.
4-Como encontrar o produto certo?
Siga seus hobbies para criar sua empresa. Use seus conhecimentos ou interesses pessoais para ganhar dinheiro. Muitos empresários iniciaram empresas para fabricar ou vender produtos que eram seus hobbies em fins de semana artigos esportivos, artigos para pescarias, natação, carros, pinturas, antigüidades, plantas etc.
5-Como iniciar uma empresa se tenho pouco capital para investir ?
-Inicie trabalhando em tempo parcial e continuando com seu emprego atual que lhe dá apoio financeiro. Isto lhe dará tempo para avaliar sua nova empresa. Lembre-se que o mundo das empresas é um mundo difícil e não se aprende da noite para o dia.
-Trabalhe em sua própria casa.
-Lembre-se que seu maior investimento será seu tempo e suas idéias para iniciar pequeno e gradualmente aprender e consertar os erros que irá cometer.

Postado por Vanessa Arantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário